Os 10 piores filmes da minha vida

>> terça-feira, 28 de agosto de 2012


Decidi fazer esta lista, primeiro porque adouro listas, faço lista de tudo, acho divertido, minha agenda fica alegre (pois é, eu ainda uso agenda de papel com capa de tecido floral, nhoinn). Depois porque na última semana assisti praticamente em carreada dois dos filmes mais toscos, terríveis e sem jeito da minha vida. Pior é que um dos filmes é de diretor que até me desperta carinho. Mas a vida é assim mesmo, nem todo mundo é Bergman.

Fora que tomei um choque com a reação de Thiago ao Melancholia do Von Trier. Thiago não havia assistido ainda, assistiu dias atrás. E detestou. Na verdade ele afirma que nem detestou, sentiu nada, achou insípido e um despropósito. E ele curte Von Trier, mais do que eu. Dai, depois dessa reação fiquei com essa coisa na cabeça, ponderando sobre os filmes que considero muito, muito ruins pela tosqueira ou pela pretensão ou ambos. Especialmente porque no mesmo dia em que Thiago finalmente assistiu Melancholia, assistimos juntos Na Pele em que Habito, Almodóvar, e foi uma experiência traumática. Ao menos pra mim.

Mas entendam, não há nada técnico, acertivo, preciso e objetivo nessa minha lista. É puro total e mero achismo. Não entra por exemplo nenhum filme do Guy Ritchie, que eu odeio, porque né. Nem os filmes do Cameron, outro que não dá pra ter paciência, apesar do Alien.

Mas vamos à lista, que não está em ordem de abuso, deixei assim, uma cousa aleatória.

1. Rubber (em português Pneu): quando vi essa tosqueira passando nas HBOs achei que fosse algum filme oriental de cunho "poético", tipo aquele filme chato dos sapatos (acho que é iraniano), mas não era não, o buraco era mais embaixo, tipo no inferno. era um filme de terror, cujo personagem é um pneu perturbado com poderes telepáticos que explodia a cabeça das pessoas. sem precendentes;

2. Return of the Killer Tomatoes (Tomates assassinos II): porque não há nada ruim que não possa piorar. muito;

3. Piranha Part Two: The Spawning (Piranhas II, Assassinas Voadoras): pois é, não tem como não citar Cameron com tamanha porcaria no currículo. Piranhas assassinas. Que voam.

4. eXistenZ (sei lá): Cronenberg seu lindo. essa tosqueira tem uma pistola feita com ossos de lagarto. e tem o Jude Law.

5. Naked Lunch (Mistérios e Paixões): Cronenberg tem que receber mais do que uma mençãozinha honrosa, porque né, esse filme merece. o povo acha que é um cult, de universo lisérgico, tipo The Fly ( A Mosca, que não entrou na lista porque me diverte). e é só o horror. nego viciado em inceticida, daí que isso é uma metáfora, ah né. escatologia por escatologia e não é um gore. literatura Beatnik e a falta. leiam Kafka.;

6. Flashdance (Flashdanse, em ritmo de embalo): esse filme é um compêndio do mal da década de 1980: as roupas, os cabelos, as músicas de FM xexelenta. é a pura síntese da breguice. e a cena do ketchup?

7. Dirty Danse (Ritmo Quente): tudo o que se aplica a Flashdanse, se aplica talvez com mais intensidade a Dirty Danse. 

8. The Bodyguard (O Guarda-costas): eu odeio muito esse filme. eu odeio muito a música título. eu odeio muito Kevin Costner.

9. Dune (Duna): pra vocês verem, não poupei nem meu querido Lynch. mas não dá, Duna é uma bosta (Wild at Heart - Coração Selvagem - não entrou por puro protecionismo, apesar de que detesto muito esse filme também. na verdade sinto até um certo nojinho e super acho que o Nicolas Cage já estava ali ensaiando sua versão para Motoqueiro Fantasma. péssimo);

10. La Piel que Habito (A Pele que Habito): e não vem encher o saco que é o Almodóvar, e daí que é o Almodóvar? o filme é ruim e ponto. com personagens brasileiros que não falam português. nem de Portugal. a coisa do brasileiro favelado, empregada doméstica, bandido. tem hora que um dos personagens aparece vestido de tigre e mostra  a bunda para que sua mãe o reconheça. fora o argumento principal do filme que é osso, Almodóvar. vomitei depois que assisti.

Algumas outras menções honrosas se fazem necessárias, né? Tipo Lambada (a dança proibida), Howard (o Pato), aquele filme dos caçadores de throll.

Tem um filme que assisti no Cine Trash do Zé do Caixão, violentamente ruim, mas que esqueci o nome. Alguma coisa sobre vegetais assassinos do espaço, não sei se era um repolho, uma alface, uma couve de bruxelas, não vou lembrar. Não eram os tomates. Uma pena não lembrar, porque certamente entraria na minha lista.

Devo confessar que não inclui Titanic, porque coloquei na lista Piranhas e entre um e outro, optei por Piranhas. Mas foi difícil. E também em consideração ao meu amigo Maicon que tipo, ama Titanic.

Ghost não entrou, porque gosto da cena do "Elefante incomoda muito a gente".

Inté.

Imagem: Rock Horror Show, porque tem como ser trash e legal ao mesmo tempo.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.