Eu ♥ festa junina

>> segunda-feira, 11 de junho de 2012


Quando eu era criança pequena, não em Barbacena, mas em Fortaleza, ficava num misto de amor e ódio por essa época do ano, a época das festas juninas. Porque eu simplesmente odiava, do profundo do íntimo do âmago do meu ser, dançar quadrilha. E todo mundo tinha que dançar quadrilha na escola. Amava as barraquinhas, especialmente a pescaria, as comidinhas delícia, aquele clima caipira, sertanejo, do interior, do coração do país. Mas a bendita quadrilha francesa não. Meu par sempre era algum menino escroto, menor do que eu, de outra sala, que pisava no meu pé. Ainda bem que eu cresci e sem mágoa do São João,porque não foi fácil. 

Graças que ao chegar a vez dos meus erês dançarem quadrilha, as escolas já estavam todas com essas pedagogias francesas modernetes de afinidade e empatia coisa e tal, e eles sempre foram felizes.Esta semana começam as festas juninas. Quarta-feira é dia de Santo Antônio, meu compadre (é sério). Meu erê mais velho nasceu dia 12 de junho. Pois é, dia dos namorados aqui no Brasil. Acho lindo. Vez por outra faço alguma coisa meio junina pra ele, que também ama festa junina. 

Esse ano queria caprichar mais no tema santos de junho. Houve um ano,  até já estávamos por aqui no Rio, que fiz festinha surpresa com paçoquita, maçã do amor, bandeirinhas. Muito lindinho. Essa postagem do d♥ foi que colocou lenha na fogueira. 

Mas preciso confessar que, até agora, não vi graça e beleza nas festas juninas daqui. Pode ser que eu tenha ido aos lugares errados, comido as comidas erradas, bebido as bebidas erradas, e geladas em pleno inverno, mas ainda não deu. Sinto falta do pé de moleque que comi a minha vida toda, o bolo de pé de moleque. Aqui é tipo um doce, amendoim com caramelo, que eu dispenso. E canjica de milho branco? E caldo verde? E tocar funk no final? E ser comemorado em julho? Agosto? Minha gente. Preciso da minha canjica clássica, da pamonha, da paçoca, do vatapá. 

Por isso esse ano vou fazer tudo, inclusive ouvir o melhor do Gonzagão, pra me inspirar. Encher a casa de bandeirinhas de papel de seda, de lanterna plateaux, preparar a massa de mandioca pra fazer o pé de moleque(porque ninguém sabe o que é carimã), comprar milho verde. Conto tudo depois.

 Bisous.

Imagens: foto de 2007, sinto orgulho de ter "estragado" essa foto, porque o resultado ficou bizarro e eu gosto.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.