Precisamos falar sobre Kevin. Mesmo?

>> quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Agradeço por ter adquirido o hábito de nuncanunquinha me informar de nada acerca de livros e filmes que realmente precisam ser entendidos. Um caso típico de obra que precisa ser entendida é justamente 'Precisamos falar sobre Kevin'. Não pela profundeza, longe disso, mas pelo o que realmente é, portanto, o que não é.

A capa, um menino com cabeça de gato maquiavélico, cínico, dissimulado, perverso fala pela trama: uma caricatura. Porque desculpa, associar felinos ao maquiavélico, cínico, dissimulado, perverso é um clichê sem tamanho. 

De pronto super me incomodou o oba-oba acerca do livro. Como de costume. Dai fui evitando ler qualquer coisa sobre o livro e fui descobir do que se tratava a conversa sobre Kevin (que existe apenas num plano metafórico de cartas a um defunto) e confirmar que meu abuso de novo era justificado. É um livro para o gosto dos impressionáveis, de um público que cada vez mais (ou desde sempre) flerta com caricaturas criadas a partir da suposta desconstrução de símbolos: na obra o mito da mãe que nunca quis ser mãe e da criança que não é boa. Sim, tem lá a coisa do "tema que ninguém quis tratar", dos adolescentes psicopatas e chacinas em escolas americanas. Só que já foi tratado sim, de forma menos literal. Um exemplo peculiar é 'Carry, A Estranha' de Stephen King, brilhantemente adaptado por Brian De Palma. De outra forma, de outra leitura,  falando sobre jovens psicóticos, com uma abordagem mais difícil e mais artística, Laranja Mecânca de Anthony Burgess, adaptado para o cinema pelo maravilhoso, genial e verdadeiramente perverso Kubrick.

Só que né, infelizmente, faz tempo que o campo é fértil para o óbvio. Porque pra fazer bruburinho tem que ser ser um menino 'estranhozinho', notoriamente 'diabóliquinho', que manipula a todos em fraldas sujas, envolvendo uma figura de mãe irresponsável, permissiva e fria até o clímax da história, a chacina que começa em casa e termina na escola. Baseado, aliás, num livro de sua infância, Robin Wood.

A coisa do enredo desposto em cartas é recurso antigo para manter o leitor no clima de voyerismo. Eu mesma compro muitos livros de correspondências de autores queridos, porque é bom xeretar na vida alheia - vide a camisa "Big Brother" em letras vermelhas que Kevin usa ao receber a irmãzinha recém nascida no filme (que é hábito americano, mas nos remete direto ao 1984, não tem como,  recurso funcional, porém de base fraquinha, que nem alface da xepa). E como tem vermelho no filme. E tomates vermelhas. O nome poderia ser Tomates Assassinas, se já não houvesse filme com tal epíteto (aquele filme fantástico com o Clooney). Aliás o vermelho é quase que um outro personagem da história: tomates, pelúcias os ataques à casa de Eva, mãe de Kevin, assinalando suas mãos manchadas de sangue pela omissão, pela falha enquanto mãe, oh céus, blablabla. 

No filme a coisa do óbvio não foi bem resolvida e nem teria como, pois a história é óbvia e clichê. Contudo, a disposição do enredo, doutra feita que não uma narrativa em carta, mas sim em flashes, dá outro ritmo à trama, um ritmo cinematográfico, que ajuda a história a se sobrepor a coisa do livro teoricamente sem clichês, que na verdade é só isso.  

Entendam, Kevin não é um assassino ficcional mais complexo por conta de sua aparente delicadeza, boniteza, por suas roupas lânguidas, quase poeris, porque não é rejeitado, nem marginalizado, tampouco excluído. Ora, esse é o perfil da maioria dos psicopatas, inclusive o ficcional Hannibal Lecter. E Eva? O que pensar de Eva banhada de tomates (ou esmurrada, xingada, perseguida, que não tem direito a um omelete decente), metáfora pobre do que viria a merecer a tal da mãe que não quer ser mãe?

O brinde de literariedade da obra ficou por conta da coisa Robin Wood, definitivamente inverossímil. O que é um alento, porque literatura não deve nada à realidade. As musas das artes agradecerão em cânticos no dia em que entenderem isso, coisa difícil, em tempos que professor leva livrinho de auto-ajuda em aula de literatura para ser apreciado como "literatura" em sala de aula.

Boa sopa de tomate para todos.

Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.