Devaneio e embriaguez (de Páscoa) duma Eliza

>> quarta-feira, 20 de abril de 2011


A Páscoa tem vários símbolos que, para o bem e para o mal, transcendem a espera da fé e repousam no campo da coisa comercial pura e simples.

A gente critica, sabe que não é por ai, mas é meio difícil resistir ao charme pecaminoso das vitrinas das lojas coloridas com os ovos de chocolate que são, segundo consta, trazidos pelo coelhinho.Quando eu era pequena eu imaginava que era o coelho da história da Alice que era responsável por toda aquela belezura. Associe a esta criança com imaginação fértil o fato de não ter ganho durante a infância um ovo de páscoa. Oh, tadinha rs. E não era por falta de recursos. Meus pais (velhos) não tinham traquejo para isso.

Como diz na minha terra, eu sou a rapa do tacho, a caçula de um querido velho que já vivia setenta anos quando eu nasci. Na época em que papai teve seus primeiros filhos, não existia isso de dar ovos de chocolate para as crianças. Ao menos não em nossas tradições. A Páscoa era coisa séria, de se rezar, jejuar, comer peixe durante a semana toda (inclusive domingo), pão de coco. Os adultos seguiam a dura sina de beber muito vinho, sabe como? Pois é. Tinha nada pra criança não.

Adendo: A primeira vez que fiquei bêbada eu tinha seis anos e foi durante a páscoa. Roubei a taça de vinho do meu pai, tomei todinha no gut-gut e fiquei o dia todo bebinha da silva e meu pai rindo, depois de passado o susto, porque eu não parava em pé. Não critiquem meu paizinho, ele era o máximo, eu é que era impossível.

Quando virou moda ovo de páscoa em Fortaleza, idos de 1980, eu lembro que o Romcy (um antigo supermercado da cidade) ficava que era uma tentação de colorido. Houve ano que bem na entrada do Romcy Montese colocaram cercados cheios de coelhinhos brancos com lacinhos vermelhos, de verdade minha gente. Eu fiquei louca. Meu pai achava isso tudo uma grande duma frescura. Eu tinha era que comer bacalhau, comer uva de caixa de madeira e rezar.

Minhas tias (velhas também) é que entendiam que era bonito dar chocolate para as crianças na páscoa e quando vinham de Recife para Fortaleza, visitar o irmão mais velho, meu papai, traziam para mim barras gigantes de chocolate (sério, nunca mais vi barras de chocolate como aquelas) e não sei porquê Pringles. Uma insanidade gastronômica: bacalhau, uva de caixa de madeira, barras de chocolate mutantes e Pringles.

Mas tudo o que eu mais queria era um ovo de chocolate rs.

Passaram-se os anos e eu mesma nunca me dei. Já mamãe, toda Páscoa comprava para os pequenos as vezes mais de um ovo de chocolate, fora caixas, bolinhos. Sabe aquela coisa de se realizar nas crianças? Eu suuper pratico, desculpa.

Dai que este ano, e só este ano, finalmente ganhei um ovo de chocolate, uma imoralidade de 500 gr de chocolate Sonho de Valsa, que é o meu bombonzinho favorito ever e me sinto uma criança feliz. Mas honrando meu papai, bacalhau e vinho conferidos rs ;) .

Bisou.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.