Xoxos da meia noite: brio é pra quem tem

>> terça-feira, 29 de março de 2011


Não é segredo pra ninguém que uma das paixões da minha vida é literatura, tanto que foi disso mesmo que me ocupei durante quase uma década.


Também não é segredo pra ninguém, ao menos pra quem me conhece, que um dos textos que me é referência de vida é justamente Clarice Lispector.

E também não é segredo nenhum para quem me conhece um pouco mais ainda que, super me incomoda demonstrações públicas de malcaratismo, pouca inteligência, desrespeito, etc coisa e tal.

E é complicado.

O contexto é quase insuportável, porque o simples ato de sair de casa ofende os brios de qualquer criatura humana que os tenha. Crianças sendo humilhadas/agredidas em plena rua e de frente às delegacias, gente idosa sendo cuspida pra fora de transportes coletivos, bandos de cachorros famintos pelas ruas, gente desrespeitando a lei do silêncio discaradamente e vamos parar por ai.

Pra mim, de cabeça mui provinciana, é a barbárie. Não me acostumo e não quero me acostumar. E vejam bem, é o tipo de comportamente que observo em todos os lugares por onde passo.

E eu tento, muito, conter-me, guardar a revolta pra mim, especialmente quando é algo em relação ao que eu me forço a achar "besteira", questões infinitamente mais bobas do que estas coisas terríveis que enumerei acima.

Mas é difícil.

No último final de semana estava na Livraria da Travessa, num shopping de área abastada. Estava morrendo com uma edição do Caderno de Literatura Brasileira do Machado de Assis, que é uma coisa tipo, raríssima de se encontrar assim, ao vivo e a cores e, de quebra, uma edição do Cascos e Carícias da Hilda Hilst, que é outra coisa super difícil. Some a isso tudo o fato de que estava de frente para uma uma linda e completa prateleira de Clarice Lispector.

Eu estava em paz.

Dai que passam dois espécimes por mim e o macho (suposição) do casal pergunta para a fêmea (suposição) se ela não quer ler a louca da Clarice. A fêmea do casal responde exatamente assim (imagine um acento idiolético, super particular e gritado): deus me livre dessa porcaria.

 Meu ímpeto foi o de tirar minha rasteira de couro pesado da Maria Bonita Extra e arremessar naqueles espécimes. Óbvio que eu não fiz, porque eu sei que o senso comum me recriminaria e eu poderia até responder a um processo por agressão, apesar de que eu me senti ofendida e agredida.

Claro que não espero que o universo leia e ame Clarice Lispector como eu. Contudo, eu ainda anseio que haja o bom senso, que o indivíduo guarde a sua opinião como uma coisa só sua. Assim como eu não ando por ai saltitante e pirulitante, que nem o Bambi, declarando todo o meu amor por Clarice, porque né, assim como eu também não ando por ai esbravejando que eu odeio paulo coelho. Porque as pessoas não têm nada a ver com isso.

Portanto, eu juro que prefiro um peido, um arroto, do que a porra da opinião que eu não pedi. Obrigada.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.