SPFW inverno 2011 - o arcano 13 e Herchcovitch

>> domingo, 30 de janeiro de 2011

Enquanto ainda nos recordávamos da explosão de cores 'paletísticas' da última coleção de Herchcovitch, ele usa todo o seu potencial de reinvenção, de auto-desafio e nos apresenta sua compreensão do inverno 2011.

É um inverno austero, fechado, até mesmo na delicadeza das rendas. É forte e até lúgubre, como uma marcha de mulheres em luto, por elas mesmas talvez, pela morte do que foram, pelo momento.

Contudo, a interpretação deste inverno de Herchcovitch, a que mais me apego, é a do puro e simples significado ancestral da estação do frio, que é um período de minguar, de escurecer, de recolher, de se guardar, por trás de véus, de capuzes cerimoniais e do preto, sinônimo de pesar em praticamente todo o mundo ocidental.



No Tarot a carta da morte, o Arcano 13, que assusta a todos que não a compreendem, como a própria morte, não fala de dor e de perda, mas sim de renovação, transformação e renascimento, através da ceifa dos valores antigos.

A morte de uma estação, em metáfora, a morte das cores, a morte daquela mulher daquela estação passada e renascimento de outra, talvez, quem sabe inconscientemente, representada por Lea T.

Inté.

Imagem: Eliza Leopoldo.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.