*Praesidente

>> segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Sim, é a primeira mulher presidente do pais, mas não é a primeira mulher à frente do poder no país. Antes tivemos a princesa Isabel, que somando as vezes que foi regente, por conta da esperteza fugidia de seu papai, o imperador, foram quase quatro anos regendo utopicamente o caos das terras tupiniquins e fazendo bonitinho a tal da libertação dos escravos, com uma sucessão de leis, que tiveram mais interesses econômicos, (não estava mais dando para sustentar a escravatura) do que ideias de igualdade entre todas as raças.

Dai que a gente vê como que Dilma e Isabel se aproximam, né? Não tem tu, vai tu mesmo.
 
Por isso que, o Brasil ter eleito a primeira mulher presidente, não me enche de orgulho ou me alegra.


Dilma tem sim um passado de militância estudantil de luta, de resistência, passando pelos sombrios dias da ditadura, sendo torturada (parem de acreditar em documentos mentirosos da ditadura, que acusam de criminosos quem lutou pela liberdade deste país. a gente pode até não concordar com certos métodos, mas ai são outros quinhentos. vão estudar). Contudo, todo este passado não lhe jogou na vida política prática, propriamente dito, não lhe atribui vocação política. Antes, foi a queda e impossibilidade de contar com os nomes fortes e figuras notórias do PT, Dirceu, Palocci. Dai que Lula teve mais uma ideia de mestre: uma mulher, a primeira mulher presidente, escolhida pelo povo deste país, a mãe do PAC, do assistencialismo social, muitas vezes execrável, dos programas sociais do PT, a mãe do povo brasileiro.

Minha mente sempre percorreu sendas de esquerdas e ainda percorre. Só não acredito em metonímias (Dilma por Lula, por exemplo) nem em metáforas pobres, como "a mãe do país". Até porque, existem mães e pseudo mães.

Realmente, só me recuso a torcer contra, vibrar forte para que tudo dê errado, como observo por ai.

O meu desejo é que tudo dê certo.

Imagem: Simone de Beauvoir.

*do latim praesidente-presidente, pre.si.den.te adj e s m+f : Que, ou pessoa que preside ou dirige as discussões ou deliberações de uma assembléia, de um conselho, de um tribunal etc. sm 1 Título oficial do chefe do Poder Executivo e comandante de todas as forças armadas de um país. 2 Aquele que preside a um ato, a um concurso, a uma tese, a um exame. Fem: presidenta.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.