O Livro das Fadas Prensadas de Lady Cottington, algumas histórias e uma música

>> sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Falei no outro  post do editorial lindolindolindo, do Craig McDean para Vogue Itália do Lady Cottington's Pressed Fairy Book, descobri inclusive, faz pouco tempo, que parece que existe uma versão do livro em português, eu nunca vi.

Meu primeiro contato com Lady Cottington foi assim, out of blue, completamente sem querer, na Livraria do Livro Técnico em Fortaleza no Dragão do Mar, na seção de livros infantis (o que é um erro, pois Fadas Prensadas não é livro pra criança).

Do nada, vi aquele livro de capa acolchoada, não sei o quê fairy book (gritei muito  dentro de mim mesma) e quando puxei da prateleira, estava lá, a fadinha danada na capa (acho que é uma das fadas italianas, que são as fadas danadas da história), quando folhei foi aquele encanto. Mas eu não comprei ele de cara. A história de minha vida. Voltei uns dias depois e cadê o livro? E nem no catálogo da loja estava. Decerto foi prensado por ele mesmo ou sumiu, como acontece na própria história rs.

Mas deixando de delírios e voltando.

Eu perturbei todo mundo, durante muito tempo com minha desventura em relação a este livro, o tanto que eu queria, o tanto que era difícil encontrá-lo, bla bla bla. E um dia, meu então noivo Thiago, hoje maridón, me deu de presente, no mesmo dia aliás que me pediu em casamento, com aliança, bouquet de tulipas e tudo o mais.

Quer dizer, tenho todos os motivos do mundo para ter um apego mais que emotivo, enlouquecido até, com Lady Cottingnton rs.


E sobre o que é este livro? É meio que inspirado na história daquelas meninas inglesas que afirmaram tirar fotos de fadas, que por sinal eram suas vizinhas. O caso ganhou muita notoriedade (pois é) à época e a benção de Sir Arthur Conan Doyle e o fofo do Barrie (a autor do Peter Pan) que afirmou conhecer ao menos uma das fadinhas rs (tem o filme sobre, Fairy Tale: a true story).

Bem, a história em si é o diário de Angelica Cottington, que fala com fadas, duendes, gnomos e um dia resolve eternizar as criaturinhas, que ninguém acreditava que existiam (como as meninas inglesas que falei antes) "prensando-as" em seu diário, mais ou menos como a gente faz com pétalas de flores e folhas secas (eu também uso a minha edição pra isso rs) . Ela é meio sádica, sabe? Só que a fadinhas também são meio masoquistas (e safadinhas) rs, mas tudo bem.

O livro é uma graça, as ilustrações incríveis (eu adouro Brian Froud). Para quem gosta do tema conto de fadas, pirlimpimpim, criaturinhas das lendas de bosques da antiga Europa, é mais que um prato cheio.

Algumas imagens.










Minha imagem



A música: é do cd que aparece na imagem acima, Fairies do Brian Froud.





I do believe in fairies, I do, I do.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.