Capitu casou

>> quarta-feira, 10 de novembro de 2010


"Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos."



"e o primeiro verso, é o que ides ler: Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura! "



 "se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca."



 "Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca."






"ce ne sont pas mes geste que j'ecris; c'est moi, c'est mon essence."



"É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. "



"Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me."



"Os olhos continuaram a dizer coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham..."





"tu vais ser feliz! "



 
"A terra lhes seja leve!"

 ***

Não é pra se apegar aqui ao drama e dureza de Dom Casmurro, mas sim a toda a beleza da escrita machadiana!

Para lhes dizer que, ah como foi bom fazer este post, cheio de imagens encantadoras, da linda Michele, pela pessoa que ela é, pela beleza de tudo, do casamento que mais me emocionou até agora. Porque um casamento em tons suaves de azul, um vestido de noiva que roda, passarinhos e Machado de Assis nos detalhes, não é todo dia mesmo que a gente encontra, não é? Não poderia ser diferente, já que foi Michele que projetou e planejou toda esta lindeza.

Foi muito feliz para mim selecionar as imagens do post e mais, reler Machado, para deixar com vocês os trechos de Dom Casmurro, que amo. Pode ter quem pense que Dom Casmurro não é um livro pra se amar, mas eu amo ainda assim e talvez mais, "porque a vida é uma ópera".

Fazia tempos não lia Machado. Este velho amigo me emocionou, porque sempre é bom rever os queridos. Machado tem em mim o efeito que a voz de pai tem.

Quando de passagem pelo Centro do Rio, não se esqueçam da Academia e da estátua de Machado ali na frente, cumprimentando os que passam, nos perscrutando como sempre, no bronze dos óculos e de seus dias.

Bisous.

Imagens: Aline Machado.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.