Xoxos da meia noite: e a rusga do povo com Halloween

>> quarta-feira, 27 de outubro de 2010


Antes de qualquer coisa, quero deixar claro o quanto que isto me aborrece, é o tipo da coisa besta e praticamente injustificada na maioria dos casos, a não ser que você seja um Ariano Suassuna, velho, turrão do capeta, que padeça de uma profunda ojeriza a tudo que é estrangeiro, americano e que se declare um cavalheiro arauto em armas postas contra tudo o que macular a nossa "legítima cultura popular".

Vou abrir um parênteses para afirmar, rapidamente, que até dele, Suassuna e seu movimento armorial, eu discordo, apesar de achar sim, bem bonitinho, mas isto é questão para outra conversa, por hora voltemos ao halloween.

Acho de uma antipatia e de uma falta de critério, alguém inserido na cultura digital, internética, na droga do mundo globalizado em que o inglês é a porta para o mundo, a pessoa simplesmente abominar um festejo, que hoje se distanciou por completo do cunho vamos dizer "religioso" que um dia teve, com a justificativa de que o halloween não faz parte da nossa cultura.

Minha gente, pare para pensar, o carnaval de origem não é nosso, da mesma feita as festas juninas, o natal e o réveillon é tudo de encomenda e ainda, em sua essência de origem pagã. As religiões cristãs pegaram de empréstimo. Estudem história, por favor.

Justifique-se simplesmente pelo não gostar por não gostar e pronto. Porque acha besta, porque engorda, mané besteira de se fantasiar e 'trick or treat' e os bailes e sangue de vampiro e ponche e jujubas em forma de minhocas e marshmallow em forma de dentadura de Lestat, isso tudo te enche o saco e você acha o fim. Tudo certo, seu chato.

Mas justificar que não faz parte da nossa cultura? Ok, geração cola-cola, esta bebida tão típica do nosso Brasil. Não vá aos 'shopping centers' dizendo amen para o 'american way of life', não coma hamburguer, nada de sundae, nem waffle com geleia, não coma pipoca no cinema (é herança americana, caso não saiba). Ah, e não ouça rock n' roll, porque ele é muito americano, em essência é, desculpa Beatles.

Em suma, deixe de ser hipócrita.

Bisous.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.