Sobre bolo de casamento: tradições e lendas

>> segunda-feira, 9 de agosto de 2010


O Bolo de casamento é uma das tradições mais legais que existem, especialmente quando alguém (euzinha) é louca da silva por sabores doces, especialmente os de bolo de casamento.

Como o tema é querido e eu uma eterna 'chef trainee' (rsrs) já escrevemos odes e mais odes sobre o tema, tudo aqui no marcador Bolos Doces Pâtisserie.

Vamos falar, rapidamente (tentarei) sobre algumas tradições e lendas sobre o tema.

Acredito que algumas pessoas já ouviram falar da tradições de congelar o bolo de casamento. Ao que me consta, é uma tradição americana. A parte de cima do bolo é preservada e congelada (não precisa ser toda, né?) para que os noivos comam após um ano. Corre à boca pequena que dá super sorte.

Uma parte da minha família, por parte de pai, é pernambucana e eu cresci sabendo do Bolo de noiva pernambucano, que tinha o sabor mais diferente de todos os bolos de casamento que já experimentei. Depois, muuuito depois, descobri que na verdade, o bolo de noiva de Pernambuco, foi uma tradição trazida pelos ingleses, que usam esse bolo nas celebrações de Natal, porque é um bolo de frutas, vinho e açúcar mascavo, coisas bem natalinas, né?

Por tradição, as noivas pernambucanas congelam pedaços deste bolo para serem comidos no aniversário de 1 ano de casamento e também porque traz sorte.

Eu acho isso tudo o máximo. Não que a pessoa tenha que reproduzir todas as tradições que existem , até porque não é possível e no final das contas resultaria num circo. Mas, tradições em doses moderadas, fazem a gente não esquecer quem é ou ainda, servem para homenagear o que pra gente faz sentido e é querido. E isso tudo é muito lindo.

Um outro pormenor é sobre a quantidade. As pessoas tendem a orientar que sempre se conte metade dos convidados. Por exemplo, numa festa para 200 pessoas humanas, faz-se um bolo com 100 fatias. Os motivos são a esperada falta de alguns convidados e ainda, a lenda de que só mulheres, em sua maioria, consomem os doces de uma festa, os homens preferem os pratos salgados e as bebidas.

Particularmente acho que ninguém conhece os convidados melhor do que quem dará a festa. Então nada melhor do que os noivos e/ou os pais dos noivos pensarem sobre e ver se estas lendas procedem para sua lista de convidados. Por exemplo, para minha festa não procede. Todo mundo adora bolo, todo mundo adora doces, todo mundo adora chocolates, bebidas e tudo o mais que for boca livre. Uma família glutona.

Contudo, quando é uma baita festa, com uma lista com algumas centenas de convidados, até concordo com as lendas todas, porque em uma lista de mil convidados, em que todo mundo seja louco por bolo, é praticamente uma visão do inferno. Imagina só, que pândega.

A imagem que ilustra estes escritos, é do meu bolo favorito ever. Uma escultura em açúcar criada por Sylvia Weinstock. Este bolo seria a inspiração para o meu bolo de casamento, quando tínhamos uma lista para 150. Os modelos de agora são menos esculturais, são singelos, o que também muito me agrada.


Bisous.

Imagem: Martha Stewart Weddings.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.