José Saramago - "os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo."

>> sexta-feira, 18 de junho de 2010


Esta imagem é o máximo, ? Para quem não conhece, este é José Saramago, e esta imagem tem a ver com o Ensaio Sobre a Cegueira, que até virou filme (que levou Saramago às lágrimas de emoção), que super recomendo e até falei e mostrei qualquer coisa aqui.

Mas esta imagem tem outro significado para mim.

O curso de letras da minha antiga universidade, contava com uma série de lendas, sendo que uma das mais famosas era "a maldição das literaturas portuguesas".

Os professores ou eram bem aquela imagem do professor mestre, mas super exigente e que pode vir a comer seu fígado ou então aquela figura abominável, de quem você quer distancia, porque nem vai aprender nada e ainda pode terminar o semestre com uma úlcera nervosa.

Por todas estas coisas bucólicas, sofri muito durante quase todo o período do curso de literaturas portuguesas, que deu ai um ano e meio do curso de letras. Porém, a mais temida, era sem dúvida a última, a literatura portuguesa 3, seus seminários sobre os escritores modernos (pense em Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Saramago) e, com o prof. Linhares Filho.

Em relação ao professor Linhares, tanto se falava do professor mestre, como do professor abominável. Era uma figura única pelo bosque do curso de letras, os cabelos brancos, as roupas muito elegantes, sua pasta e, o seu desgosto por tecnologia rs. Ainda usava a máquina de escrever e aposto que usará até fim.

Quando então fui me matricular na bendita literatura portuguesa 3, nem pestanejei, fiz questão de estudar com ele e nunca me arrependi. O seminário do meu grupo, que foi assim, desculpem a falta de modéstia, memorável, não foi sobre o Saramago, mas sim sobre Fernando Pessoa, especialidade do prof, Linhares (ele massacrou a gente, especialmente uma amiga minha, que foi injustiçada, mas aquilo ali ajudou a formar o nosso caráter).

O nosso grupo levava a todos os seminários uma imagem de cada escritor, colávamos nas paredes e ao fim, que culminou com Saramago, tínhamos uma galeria dos grandes autores portugueses modernos. O prof. Linhares brincava com a gente, 'vou roubar, hein?' Ao final a gente deu tudo para ele de presente e eu não vou esquecer nunca mais da emoção dele ao receber, justamente com a imagem do Saramago à frente.

A língua portuguesa calou-se um pouquinho hoje e decerto está um tanto mais triste.


Leiam Outros Cadernos de Saramago.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.