Biscoitos natalinos, especialmente para Cida

>> sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Minha amiga Cida me pediu para passar a receita, então vamos lá!

São muito fáceis, delicia, daquele tipo que deixa a casa toda perfumada, adouro.

Receita:

Ingredientes

120 gr de açúcar
230 gr de margarina
1 ovo
340 gr de farinha de trigo
1 colher de sopa de gengibre em pó.
canela e açúcar cristal para polvilhar ou glacê real para decorar

Numa vasilha coloque a farinha, o açúcar e o gengibre para formar uma "caminha" para os ingredientes úmidos, o ovo e a margarina. Comece a misturar tudo com as mãos. É a hora do mini desespero porque parece que está tudo dando errado e nunca aquilo vai virar uma massa, mas tenha calma e continue. A massa grudenta e feia vai ganhando consistência e fica leve e bonita e super gostosa de trabalhar. Dai você transfere a massa para uma superfície lisa e enfarinhada previamente, trabalhe mais um pouco sovando de leve e vai ficar ainda mais legal de trabalhar, você não vai querer parar, mas você vai ter que parar, porque senão desanda tudo.

Enfarinhe novamente a sua área de trabalho e abra a massa com um rolo, faça de jeito que a espessura seja a mesma em toda a massa, para que os biscoitos fiquem combinandinho; em termos de biscoito é bom que fique, tá? A espessura certa vai depender do seu gosto, se você prefere mais macio por dentro, massa mais espessa, biscoito crocante e durinho, massa mais fininha.

Recorte a massa com cortadores de biscoito e disponha os biscoitos diretamente na forma, não precisa untá-la, a massa já leva bastante margarina.

Se você não fizer os homenzinhos de gengibre que levam decoração com glacê (que nem em filme americano, adouro) polvilhe canela e açúcar sobre os biscoitos antes de levá-los ao forno, que você já deixou pré-aquecido em temperatura média... lembre-se de deixar uma boa distancia entre um biscoito e o outro. Leva de 5 a 10 minutos no forno, depende do forno, sabe? Se for estressado como o meu, é 5 mesmo.

Daí deixa esfriar um pouco, desinforme e estão aí seus biscoitos de natal.



Como podem notar, estes fiz polvilhando canela e açúcar. Mas faço muito com decoração de glacê, porque os erês adouram, sou boba e adouro imitar a Martha Stewart. Os biscoitos de gengibre dela são os mais lindos.

Dica:

Outro biscoito que acho a cara do natal são os spéculoos. Não vão se desesperar para fazê-los, até porque não são tão fáceis e pedem um acabamento especial por conta dos desenhos em relevo da própria massa. Mas a boa notícia é que dá pra comprá-los fácil fácil em alguma rede de supermercado bem boa que venda Casino. São uma delícia.

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.