14 de Julho

>> terça-feira, 14 de julho de 2009


E hoje o Teatro Municipal do Rio completa 100 anos e com programação especial, que envolve apresentação da Orquestra, do Coro dentre outras cousas.

Até aí tudo bem, praxe para um Teatro, mas tudo isso terá lugar no lado de fora, num grande palco montado na Cinelândia, no Centro do Rio. O motivo para isso (ao que dizem) é para promover o acesso do público que geralmente nem sabe o que se passa nas luxuosas e históricas dependências do maior palco erudito brasileiro. Alie-se a isso o fato de que o Teatro está em reforma, que tem previsão para entrega em novembro, o que impediria, a priori, que as apresentações se passem lá dentro e até é mesmo, mas a gente sabe que tem carioca (e muito brasileiro por ai) que não está incluído nesta rota cultural que inclui, pasmem (pra quem é de fora) o Cristo, o Jardim Botânico (em dólar a entrada) que cobram caro e termina por ser passeio para os afortunados ($$) e turistas igualmente afortunados ($$) e nem cito os museus (maravilhosos), porque é chover no molhado, como diz a máxima.

Ontem se passou o ensaio do corpo de baile, que também se apresentará e foi bonito ver o povo sentar nas escadarias próximas e ficar vidrado, olhando maravilhado, por acidente uma plateia formada de gente ávida e encantada, mas que não teria condições para pagar a entrada de um dia comum nesta lembrança monumental da Belle Époque carioca.

Mas quem pode, por favor, aproveite, bien?

E super vale lembrar também que hoje se vão mais de dois séculos da Revolução Francesa, a queda da Bastilha e a França está toda colorida e em festa.

Adendo 1: é bom que se saiba que o Teatro Municipal é todo em inspiração francesa, uma
tentativa, feliz, de trazer um pouco de Paris para o Brasil. E não é esse o mote de toda a Belle Époque?

Adendo 2: tem muita cousa boa se passando neste ano da França no Brasil e você pode saber de tudo aqui.

Bisous.


Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.