Cannes 2009 - o que há de mais interessante e belo

>> sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mes chers amis,

andei muito que descontente com as últimas edições de Cannes, que sempre foi, num apanhado geral, meu festival de cinemá mais queridos.

Tínhamos filmes especialíssimos, que fugiam do mote blockbuster bilheteresco do Oscar, porque é meu red carpet favorito, porque o povo se solta bonito e também porque as pessoas estão mais interessadas, a priori, na arte cinematográfica do que em aparecer nos sites como Just Jared. E também porque é na França hahaha, vocês sabem como é.

Mas como deixei claro no estopim inicial deste texto, estava eu há muito decepcionada com os caminhos que Cannes havia percorrido. As indicações suspeitas, as figurinhas batidas mais que cédula de um dólar.

Este ano não foi muito diferente em termos de figurinhas e o oba-oba irritante em cima do Tarantino que não é ruim, mas não é este "gênio cult" que as pessoas querem que ele seja. Porque vamos combinar que significativo na carreira dele, até agora, só temos Pulp Fiction e ponto. O Almodóvar nunca ganhou Palma de ouro alguma (até agora ;)) e pra mim, está a anos luz do Tarantino. Em termos de Tarantino, todo o resto de seu "compêndio criativo" se resume a diversão, que é necessária, por favor, mas não faz de um filme uma obra de arte, messssmo!

Este ano eu estava tão desligada que só fui me ater de Cannes ontem, dai fui ao site oficial, procurei saber mais sobre os filmes indicados e me encantei com tudo! Estou muito feliz e ansiosa pela oportunidade de poder conferir películas maravilhosas daqui pra pouco no Festival de Cinema do Rio ou até mesmo quando estes entrarem em cartaz aqui na terra brasillis.

Esta é a 62ª edição do Festival de Cannes, que já está tendo seu lugar desde o dia 13 deste mês e se estenderá até o dia 24 do mesmo. E já é uma edição dos grandes cineastas, como já pincelei, que começa com o cartaz prestando uma linda homenagem ao maravilhoso Michelangelo Antonioni, que aprendi a amar com meu amor maridón e que Cannes também aprendeu a amar.

Adendo: sabiam que Antonioni já foi vaiado em Cannes? Pois é, hoje lhe prestam homenagem, mais que merecida, diga-se de passagem. Por sinal esta imagem que figura como o cartaz desta edição é deste filme que foi vaiado, "A Aventura".


Lindo, não é?

Esta edição temos três espanhóis, sendo que dois estão concorrendo à Palma de Ouro, Pedro Almodóvar com Los Abrazos Rotos (dá-lhe Penélope Cruz!) e Isabel Coixet com Mapa de Los Sonidos de Tokyo. Almódovar inclusive é super ressentido com Cannes, pois nenhum cineasta espanhol ganha a Palma desde 1961.

O queridón Almódovar é mais um dos grandes cineastas do mundo presentes na seleção oficial deste ano, que conta ainda com o veterano da Nouvelle Vague Alain Resnais, com Les Herbes Folles.


[gritinhos e pulinhos porque amo pra vida a Nouvelle Vague!!!]


Aí vem o Tarantino, que levou a Palma em 94 por conta do quê mesmo? Pulp Ficiton ;)

Mas vou lhes dizer que estou com muitos bons olhos para Inglorious Basterds, apesar do Brad Pitt, não está mais tão canastrão. O certo é que a história me interessou, vamos ver!

Aí eu me deparei com um pesadelo que quero enfrentar: a idéia de von Trier criar um filme de terror se fez verdade e está sendo apresentado em Cannes, Antichrist.


Na verdade eu achei, sinto e sofro, pois tudo de von Trier tem um gosto ranço de aterrorizante, até o divino Dancer in the Dark, com minha divina Björk.


Como era de se esperar, Antichrist já chocou, provocou vaias, risos (de nervoso ou de bestagem, só pode!). Bem, eu quero assistir.


O Brasil será representado por À Deriva de Heitor Dhalia, que tem um espaço maravilhoso sobre Cannes aqui, confiram! A Palma de Ouro será anunciada no dia 24 de maio pelo júri, vamos aguardar!


Mas, o que mais me chamou a atenção é a participação feminina e as promessas de arrebatamento. Bright Star, de Jane Campion, relatado como extremamente lindo e emocionante e Ne Te Retourne Pas, de Marina de Van, com Monica Bellucci e Sophie Marceau, que a aprecem lindas aqui...




“Les audacieuses”, é como as chamam!


Pois é, minha gente, fiz as pazes com Cannes^^.


Bisous bisous.





Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.