Receita da semana - crême brulée

>> segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009


Faz tempo que esta seção do blog está inativa, mas vamos ressuscitá-la nesse belo e carnavalesco fevereiro.

Crême brulée ganhou fama através da versão francesa, mas outras culturas fazem um pudim com uma camada de açúcar queimada muuuito parecida, como a Inglaterra, a Itália...

Esta sobremesa é uma das minhas favoritas, é muito delicada, lúdica e estupidamente fácil de preparar, mesmo. Minha filhota de 14 anos faz sem ajuda alguma. Tudo bem que ela, como eu, adoura cozinhar, especialmente sobremesas, mas é fácil, minha gente.

Vamos à receita!

Crême Brulée

- 5 gemas;
- 500 ml de creme de leite fresco ou a mesma medida de leite (com leite fica ainda mais leve);
- 1/2 xícara de chá de açúcar cristal;
- 1 fava de baunilha ou uma colher de sopa de essência de baunilha.

Caso tenha a fava de baunilha (vou logo avisando que é bem difícil de encontrar fora do eixo Rio/SP, sendo que em SP é até fácil e no Rio tem, mas é caro, cerca de R$ 11,00 a unidade nas Casas Pedro).


(na imagem acima um ramekin com um punhadinho de alfazemas desidratadas que é algo que utilizo para dar um perfume a mais no crême brulée. E ainda a fava de baunilha.)

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes, em seguida coloque-as junto com a fava (não desperdice nada!) numa panela com o creme de leite (ou o leite) e leve ao fogo brando para que ferva levemente. Na verdade o leite apenas receberá o perfume e o sabor da baunilha. O mesmo procedimento deve ser feito caso se utilize a essência de baunilha e não a fava.

Pré-aqueça o forno à temperatura baixa. Enquanto o leite ferve, bata as gemas com o açúcar, utilize um fouet. Assim que o creme ferver, junte-o aos poucos à mistura de gemas batidas, ainda mexendo com fouet, até que acabe. Em seguida coe. Verta o creme já coado em ramekins que devem estar arrumados em outra travessa grande que possa ir ao forno em banho-maria. Encha os ramekins tomando cuidado para que a espuma abaixe, complete a porção. O tempo de forno é de aproximadamente 50 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Cuidado para a água do banho-maria não ferver, pois aí o creme talha e se perde tudo.

Uma vez pronto, retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente. Polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.


(O maçarico culinário.)

E é aí que está o 'póbrema', pois nem todo mundo tem um maçarico culinário em casa. Não é lá um utensílio doméstico dos mais comuns. Ele é meio caro, tem uma função muito específica, etcetera. Caso não se tenha o maçarico a solução é escolher uma colher para ser inutilizada. Aqueça as costas da colher na chama do fogão e deslize-a suavemente sobre a superfície de açúcar, repetindo o gesto até que a camada fique dourada, uniformemente. Dá certinho, mas não tem lá a mesma eficácia do maçarico. Cuidado para não se queimar na empreitada.


( ma imagem acima o crême brulée que comemos ontem, ao perfume de laranja. É só acrescentar uma colher de sopa de raspas de laranja ao leite fervido. não esqueça de coar!)

Pode comer sem queimar o açúcar? Pode, mas daí não será o crême brulée, né?

Bisous.

P.S.: Cida e Carla, pra vocês ♥.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.