Obama e a história

>> quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


 Change is coming!

E chegou de fato. Mesmo que não corresponda a todas as expetativas e estas são muitas, todas, várias, inteligíveis, de quem entende, de quem só acha o quadro belo, a mudança chegou assim.

Como ele mesmo disse em seu discurso de ontem, não faz muito tempo seu pai negro nem poderia entrar num restaurante e hoje seu filho negro é presidente dos Estados Unidos da América.

Isso significa muito. Pode até parecer que os caminhos de uma nação aparentemente tão desatrelada de nós, uma imagem de Mickey e seriados de tv à cabo não muda em nada nossas vidas. Crise mundial pode parecer assunto para preencher os noticiários e pautas jornalísticas. Mas não é. Este mesmo país, os Estados Unidos, é um dos elos de uma corrente que une a todos nós que vivemos neste caldeirão de amores é ódios que é nosso planeta, liderado, presumimos, por nossa espécie tão surpreendente e poeril e para além de tudo, humana. Estamos todos ligados.

Um parcela desse povo se vestiu de branco, com capuzes e atiava fogo em casas e pessoas de pele escura, negras. Hoje este povo elegeu um negro, chorou não só por acreditar que a mudança que este negro trará será boa para seu protencionismo yankee, mas sim porque eles sentiram a beleza de sua mudança, da mudança de uma cultura, de uma postura de intolerância, ódio e segregação que diminui perante a esmagadora participação desses yankees para que a mudança acontecesse.

A mudança aconteceu e não foi o Obama não, ele foi um estopim. A mudança veio pelas mãos do povo que nos deu o blues, o jazz, o rock, a tv, a eletricidade.

Parece discurso pro-Estados Unidos, mas na verdade é um discurso pro-fé na humanidade. Se uma nação com um passado tão pavoroso conseguiu mudar, numa guinada histórica, há de acontecer mais. Esperança renovada.

Change is coming!

Imagem: Walt Whitman


(...)
"Afoot and light-hearted I take to the open road,
Healthy, free, the world before me,
The long brown path before me leading wherever I choose."
(...)

Walt Whitman in Song of the Open Road.

 

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.