A roupa do noivo

>> segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


A roupa do noivo por excelência é e sempre será o fraque.

É, eu sei, tem gente que acha ridículo, acha ainda que parece uma fantasia, que não tem nada a ver com o Brasil.

Bien, muita gente também supõe que nós brasileiros andamos nus, ou somos não civilizados por conta de uma série de imagens/informações que chegam até eles, o que não traduzem por completo a verdade, n'est pas?

Portanto, não é porque alguém acha, numa opinião extremamente particular, que fraque é rídiculo que ele o é de fato.

Então, se você pensou em usar fraque, mas está pensando em desistir, pois alguém lhe disse que é ridículo, não seja tolo! Use-o!

O fraque é um traje de protocolo. É a roupa formal diurna, ou seja, para ser usada até as 18:00 ou que ainda haja luminosidade. Ficou historicamente convencionada a ser a roupa do noivo, pois os casamentos na Europa, costumam ser ao fim do dia, antes das 18:00.

O que observamos aqui no Brasil? Que se usa fraque ou o meio fraque, que é uma adaptação (um terno que parece um fraque na lógica das cores) a noite. Está errado? De acordo com o protocolo está, mas isso não consiste num crime. É mais uma adaptação, como substituir um bouquet garni por cheiro verde. Mas não vão lá pensar que um noivo aqui da terra brasillis que usar fraque pela manhã/tarde está errado, pois não está.

A roupa formal noturna é a casaca ou white tie (porque usa uma gravata borboleta branca), que mal se usa hoje em dia, salvo por bailes diplomáticos ou coroações... pois é, vocês conhecem alguém do Itamaraty ou ainda que foi a uma coroação recentemente(rs)?

Portanto, a casaca não é um traje para casamento e ainda, é super hiper mega formal e pede uma festa em que todos vão assim. Hoje em dia já é difícil fazer com que as pessoas entendem que é bom ir de terno a certos lugares...

Smoking, acho super fino, mas não é traje para casamento, não um casamento com uma cerimônia religiosa, em uma igreja (templo) grande, imponente, com todos os dogmas possíveis, etecetera.

Smoking é black tie (gravata borboleta preta) e é uma simplificação, digamos assim, da casaca. Na verdade o termo smoking é o nome do casaco de veludo que os homens usavam quando deixavam as damas para fumar charuto em outro ambiente.

Meu amor passou eras me explicando e eu outras tantas lendo para entender como funciona o mundo de protocolos para roupa masculina de festa. Parece e é complicado, mas é ainda mais lógica a essência do vestir masculino. A roupa deles é concebida para manter-se neutra e dar vida a roupa feminina, por isso as cores e formas super sóbrias. Lindinhos, né?


Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.