Dom Casmurro

>> terça-feira, 9 de dezembro de 2008



E hoje estréia na Globo a microssérie baseada em Dom Casmurro de Machado de Assis, Maneco para os íntimos.

Assistirei lindamente e verei se gosto, pois basear e adaptar um clássico é sempre um problema em muitos aspectos, especialmente no que se refere a tradução de uma linguagem para outra, sem macular a essência da cousa.

Os textos machadianos sofrem assaz com estas (des)aventuras criativas, como a porcaria do Dom, que por coincidência ou não, também teve como Capitu a Maria Fernanda Cândido, uma mulher linda, uma atriz de recursos, mas que não seleciona bem alguns papeis.

Minha opinião machadiana, chata, livresca, acadêmcia (ainda não consegui me livrar do ranço do estudo acadêmico, de estudar Teoria da Literatura, Literatura Comparada, et caterva).

Mas sou uma pessoa de fé, sabem? E como a Globo conta com algumas boas adaptações, e que o filet mignon, são por vezes, suas séries e correlatos e ainda, por contar com uma em especial, surpreendentemente maravilhosa, Os Maias do querido Eça de Queiroz, tenho fé que talvez a microssérie seja boa.

A adaptação dos Maias para a tv foi, talvez, uma das melhores realizações da tv brasileira, em termos artísticos, intelectuais e afins.

Certo, as direções são as mesmas, Luís Fernando Carvalho, mas as produções são um tanto diferentes, incluindo o orçamento, que é bem menor para a história de Bentinho e Capitolina ou Capitu, como preferirem.

Pelas chamadas na tv, não estou me agradando muito do que vejo, talvez por sugestão das outras adaptações de Machado que são terríveis . Já disse isso? que são terríveis? São terríveis!

Mas veremos, Machado merece uma adaptação brilhante ao patamar de seu texto, um dos maiores escritores em língua portuguesa.

Aos meados do capítulo 32, os famosos "olhos de resseca". Após os meus preferidos, "olhos de cigana, oblíqua e dissimulada". Se você não sabe o que é oblíqua, não se apoquente, pois Bento também não o sabia.

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Trazia não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, os braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. "

Dom Casmurro, Machado de Assis.

Ah, como quero ver estes escritos numa adaptação que me conceda arrebate, como me fez Os Maias em sua versão para tv e em especial, quando Afonso da Maia vê pela primeira vez Maria Monforte e sua sombrinha escarlate "como uma larga mancha de sangue alastrando a caleche sob o verde triste das ramas."

Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.