Guardanapos

>> quinta-feira, 9 de outubro de 2008



Para recepções do tipo à francesa ou outras versões do que chamam de "serviço empratado" se faz obrigatória a presença dos guardanapos de tecido, geralmente linho ou cambraya de linho.

Os buffets e afins contam com este item claro, porque também entre como peça de decoração, mas alguns buffets cobram muito caro e separadamente de todo o resto do orçamento, que é uma prática bem comum em cidades como Fortaleza e ainda por cima, cobram outro montante caso haja algum "acidente".

O hábito aqui no Sudeste é de tê-los sempre, reparei que por aqui se tem guardanapos até em recepções do tipo americana, que não se faz necessário.


Eu adoro uma besteira, uma frescura destas de etiqueta, tipo guardanapos, até porque pra mim não é besteira, é uma coisa que deixa a vida menos ordinária.

Mas tem gente que não sabe o que fazer com o coitadinho, daí o resultado é um é horroroso. Um pouco de postura social não faz mal a ninguém. E já que estamos falando de recepções que pedem uma certa postura, acho bacana estar ligado nestes pormenores do tipo:

1. guardanapo sempre no colo;
2. por favor, não imite caricatura de grandes damas que limpam o cantinho do cantinho da boca, não faz sentido e nem tampouco imite um troglodita, esfregando freneticamente o guardanapo na boca;
3. limpe suavemente a boca com o guardanapo e repouse-o novamente no colo.
4. se precisar se levantar, repouse o guardanapo do lado direito de seu prato à mesa;
5. ao encerrar a refeição repouse-o à esquerda;

Simples assim.

Na verdade isso tudo é para dar a dica de que, ao invés de "alugar" os guardanapos, fazê-los é mais bacana. É um mimo a idéia de dar como presente aos convidados, além de ser uma bela lembrança e os fazer sai mais barato do que alugar, por incrível que possa parecer.

Vão as lojas de tecidos, se informem quanto custa o linho, a cambraya. Daí procurem costureiras, bordadeiras, ou quem faça ambos. Os bordados podem ser monogramas, versos, etc. Usem a criatividade.


Adendo: há quem aconselhe a fazer de oxford, outro tipo de tecido bem mais barato. Tenho uns aqui em casa, não gostei muito do resultado. Os outros tecidos que citei são os mais indicados, especialmente linho!

Fazer os prendedores a sua maneira também acho bacana, fora que fica super pessoal, no melhor estilo do it yourself (DIY), Martha Stewart way of life rs.




Serviço à Americana
Fonte: Vogue Noivas Ed.10





Guardanapo com bordado especial para sogra, pode ser feito também para os padrinhos, damas...
Fonte: Vogue Noivas Ed.10
 


 


 
Bisous.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.